domingo, 11 de abril de 2010
Tróia: a cidade legendária
Poucos contos épicos são mais estudados que “A Odisséia” ou “A Ilíada”, escritas por Homero por volta de 800 a.C. Esses contos fictícios descrevem a Guerra de Tróia.
A cidade de Tróia localizava-se onde hoje é a Turquia, entre a Ásia e a Europa. Em função de sua localização, Tróia era um excelente local de comércio. O poema épico de Homero descreve como Helena, a estonteante esposa do rei de Esparta, Menelau, fugiu com o príncipe de Tróia, chamado Páris. Esse romance foi o estopim para a Guerra de Tróia . Menelau lançou uma enorme ofensiva contra Tróia, resultando na guerra que pode ter envolvido o famoso cavalo de madeira, Aquiles e outros contos famosos.
Com uma história tão baseada em uma lenda, não é difícil de imaginar que os historiadores não tenham certeza sobre se Tróia realmente existiu. Diz a lenda que Tróia foi abandonada após a guerra, entre 1.100 e 700 a.C. Depois disso a cidade foi reassentada e revitalizada antes de ser capturada pelos romanos em 85 a.C. Logo depois, a civilização a abandonou e a cidade ficou em ruínas até ser descoberta em 1822. Desde então os arqueólogos têm identificado muitas camadas de cidades, uma construída sobre a outra. Acredita-se que as paredes de pedra e fortalezas existentes na sexta e sétima camadas mais antigas sejam da “Tróia” descrita por Homero, e a lenda da Guerra de Tróia é hoje amplamente aceita, embora sua causa seja incerta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário