quarta-feira, 10 de novembro de 2010

KOKESHI E A VERDADE





































A gente acha bonitinha mesmo...artistas do mundo inteiro fazem versões das mais variadas, mas quando conhecemos o real significado, pelo menos para mim, as quero bem longe...
Contudo, a tradição há de ser conhecida e creio que várias mães como eu vão querer deixar as bonequinhas bem longe dos seus filhos...
Aqui estão algumas variações que invadiram os contos de fada e outras mais, e o texto que segue eu tirei da Wikipedia.
As lustrações são do site http://iluztracion.wordpress.com/diseno-grafico/.


"Algumas versões dão que, embora o nome oficial da Kokeshi seja "小芥子", sua verdadeira denominação original seria "子消し", siginificando "crianças perdidas".
Simbolizam a alma das crianças, que as bonecas levem todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida, esse é o motivo mor da boneca kokeshi.

Os japoneses, especialmente da Ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro ou crematório de seus entes queridos. Crianças com morte pré-matura, ou antes de completar os 12 meses de idade teriam sua alma fixada nas tradicionais bonecas, para que não se sentissem perdidas na situação além morte. Os familiares mantém a boneca sobre os lápides ou em casa quando o corpo é cremado. É tradição adotar bonecas "abandonadas" com a justificativa de boa sorte no lar.

Sob a justificativa de alegrar o espírito da criança que está retido na boneca, é tradição oferecer frutas, doces, brinquedos e origami mensalmente no dia da morte da criança, evitando assim azar ou maldição."

Pense sobre isso e depois me dê a sua opinião : teria você uma dessas "lindezas"?

Um comentário:

  1. Hola,Gracias por incluir mis ilustraciones de Kokeshi como ejemplo. Saludos,
    Pendientera
    http://pontecosasenlasorejas.wordpress.com/

    ResponderExcluir